Ano letivo 2015/2016

 

Atividades

 
Maio
 
A Semana da Leitura do nosso agrupamento decorreu de 16 a 20 de maio. Contou com a participação de alunos e professores de todos os ciclos de ensino e foi um sucesso.
 
                                        
 
Abril
 Estes nossos alunos representaram o Agrupamento na fase distrital do CNL que teve lugar em Ferreira do Alentejo a 27 de abril, com muita alegria e motivação.
 
                                 
 
Fevereiro
 
Os alunos do nosso agrupamento participaram, mais uma vez, no Concurso Nacional de Leitura, o que registamos com muito agrado. As obras a concurso foram: para o 3º ciclo a "Missão Impossível" de Isabel Alçada e Ana Mª Magalhães e para o ensino secundário a "Crónica de uma morte anunciada" de Gabriel Garcia Marquez. Após a leitura dos respetivos excertos e a realização das fichas de compreensão das obras, ficaram apurados dois alunos de 9º ano, uma aluna de 8º ano e duas alunas do 10º ano e uma do 12º ano. Parabéns!
 
Janeiro
 
Neste inicio de ano letivo, a Biblioteca da nossa escola secundária reabriu. Requalificou-se o espaço que agora conta com uma sala de computadores, ao dispor dos seus utilizadores, as várias paredes foram pintadas com cores diferentes e tudo isto resultou num espaço ainda mais harmonioso e acolhedor.
 
                                                       
 

Dezembro

Dezembro é o mês em que se fala de Direitos Humanos, em especial os portadores de deficiência havendo, este ano, uma referência especial aos refugiados pela situação dramática em que se encontram.

Todos os seres humanos têm direitos que lhes são consagrados universalmente. No entanto, apesar da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos verifica-se que esta não se aplica a todas as pessoas. Os atropelos ocorrem porque uns pensam ser superiores a outros por questões de raça, sexo, nacionalidade, religião, condição económica…

Vale a pena pararmos um pouco para pensarmos sobre situações de desigualdade entre os seres humanos e ver o que podemos fazer para acabar com a ideia de que apenas alguns é que têm direito a ter direitos.

 

Vejam o nosso Banco de recursos, nos quais encontram algumas sugestões de leitura.

Novembro

Celebra-se, a partir deste ano, no dia 18 de novembro, o Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças Contra a Exploração Sexual e o Abuso
Sexual,  conforme decisão do Conselho de Ministros da Europa.

É uma realidade muito trágica das nossas sociedades atuais, na europa e no mundo e para a qual é preciso chamar a atenção, prevenir, denunciar e encontrar formas de resolver estas situações que afetam gravemente as crianças envolvidas, causando-lhes traumas profundos.
Para te informares sobre este assunto, podes consultar

https://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-para-cidadania/dia-europeu-sobre-protecao-de-criancas-contra-exploracao-sexual-e-o

                                                                    

 

No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.

No nosso agrupamento falou-se da importância dos direitos que as crianças têm, mas que muitas vezes elas próprias ignoram, como por exemplo, o direito de não serem discriminadas pela sua cor, sexo, origem ou condição ou o direito a ter opinião sobre assuntos do seu interesse e que contribuam para o seu pleno desenvolvimento.

O Núcleo da Escola Segura de Aljustrel veio contribuir para a divulgação desses direitos através de sessões sobre este tema.

Podes saber mais sobre esta temática em https://www.unicef.pt

                          

Halloween

Outubro é, também, o mês do Halloween, celebração que acontece pelas escolas do nosso país. Os alunos do nosso agrupamento, em especial os mais jovens, aderiram a esta comemoração. Exemplo disso foram os alunos do centro escolar Vipasca que o celebraram, vestidos a rigor e com a leitura animada de "A bruxa Mimi" de Korky, Paul. 

O refeitório da escola sede foi decorado com motivos do Halloween e houve exposição e concursos de abóboras.

 

                                                        

  

 

Mês da Bibliotecas Escolares

Em outubro comemora-se o mês das bibliotecas escolares para sublinhar a importância das bibliotecas escolares na educação dos alunos, contribuindo para a sua formação enquanto cidadãos.

No centro escolar Vipasca contou-se  a história da “Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares e os alunos construíram o livro gigante da biblioteca, com as suas próprias palavras e desenhos. 

                                                             

A frase deste ano é: ” A Biblioteca Escolar é Super” e os agrupamentos elaboraram um cartaz que é distribuído pelas escolas. No nosso agrupamento elaborou-se e distribuiu-se o cartaz abaixo indicado, no qual constam as atividades realizadas durante este mês de outubro. 

Realizou-se de 23 a 27 de outubro a Feira do Livro de Aljustrel, evento que contou com a participação dos nossos alunos na apresentação do livro “As Bolachas Mágicas da Avó Inácia” de Francisco Caeiro, a 26 de outubro .

 

 

 

Dia da Alimentação

 

No dia 16 de outubro comemorou-se o dia da alimentação. No nosso agrupamento ofereceu-se um lanche saudável composto de fruta, sandes, leite e água. Também ocorreram sessões sobre alimentação (aditivos alimentares, higiene e doenças associadas à alimentação…).

Os nossos alunos do Centro Escolar elaboraram um dominó sobre a alimentação, para se divertirem e aprenderem, jogando.

 A Biblioteca do Agrupamento difundiu alguns poemas e um cartaz sobre o tema e distribuíram-se alguns folhetos.